domingo, 6 de outubro de 2013

PRÁTICA MATEMÁTICA


Tales foi um grande filósofo e matemático que nasceu na Grécia antiga chamada Mileto. Isso por volta do ano 585 a.c., há mais de 2.000 anos. As pirâmides egípcias são monumentos grandiosos que até hoje fascinam os homens. A pirâmide de Quéops foi construída cerca de 2.500 anos a.c., e Tales como era um costume dos sábios daqueles tempos, passava grande parte do tempo viajando. Em uma de suas viagens ao Egito, Tales foi motivo de admiração pelo Rei Amazias por ter medido a altura da pirâmide sem precisar escalá-la.

Com o objetivo de ligar a teoria matemática à prática, foi desenvolvida uma demonstração do Teorema de Tales com os alunos do 9º ano. Os alunos estudaram a teoria, assistiram vídeos sobre o tema em estudo, e logo após participaram da demonstração desse famoso teorema. 



Sabendo que teorema significa "verdade matemática que pode ser comprovada", os alunos ficaram impressionados com a precisão dos resultados obtidos pela comprovação desse teorema.

Uma aplicação prática do teorema de Tales é o cálculo de alturas de monumentos por meio da projeção de sua sombra em relação à sombra de um objeto menor. Como se vê na figura.


Uma prática educativa seria a demonstração do teorema calculando a altura dos alunos por meio da projeção de sua sombra em relação à sombra de um objeto menor. Pode-se usar a sombra de uma vareta como sendo o objeto menor, e assim resolver o problema. Como se vê nas imagens abaixo:







Por meio da demonstração fica provado que o teorema, é válido para qualquer situação semelhante à primeira imagem, que apresenta uma pirâmide e sua sombra projetada por meio dos raios do sol, e uma vareta e sua sombra também projetada pelos raios solares. Aplicando a regra de três é possível conhecer a altura da pirâmide. Dessa forma é possível descobrir a altura de qualquer estrutura desde que seja possível medir sua sombra. Usando esse método os alunos conseguiram descobrir a altura de um coqueiro e a altura da estrutura que compõe o campo de futebol.







            


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