PROJETO: “O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS
VIRTUAIS INTERATIVOS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS SEUS
DIVERSOS ASSUNTOS”
1 - IDENTIFICAÇÃO
1.1 - TÍTULO: “O Uso de Materiais Manipuláveis
Virtuais Interativos como Facilitador da Aprendizagem Matemática nos seus
Diversos Assuntos”
1.2 - LOCAL: E E
“Professora Elza Carneiro Franco - Polivalente”.
1.3 - CIDADE:
Patos de Minas / ANO: 2013
1.4 - DISCIPLINA
DE ATUAÇÃO:
Matemática
1.5 - PÚBLICO ALVO: alunos do 6º ao 9º ano do
Ensino Fundamental II
TURNO: vespertino.
2 - INTRODUÇÃO
Hoje, diante de um
mundo cada vez mais moderno, é visto que as tecnologias não podem mais ficar de
fora do processo ensino aprendizagem das escolas. Tendo em vista o ensino mais
interativo da Matemática, a mídia utilizada nesse projeto é a internet,
evidenciando o projeto educativo financiado pela "National Science
Foundation" (Fundação Nacional da Ciência), criado em 1999, tendo como
principal propósito o desenvolvimento de uma biblioteca de materiais
manipuláveis virtuais interativos. Essa biblioteca disponibilizada via Web pelo
endereço: http://nlvm.usu.edu/, aborda
inúmeros assuntos dentro da Matemática, capazes de atender a maioria das aulas
preparadas pelo professor de forma a enriquecê-las. A biblioteca traz um grande
número de atividades sobre “Números e Operações”, “Álgebra”, “Geometria”,
“Medidas”, “Análise de Dados” e “Probabilidade”. Dessa forma, com o uso desses
materiais manipuláveis virtuais interativos, espera-se contribuir de forma
significativa com o processo ensino aprendizagem da Matemática.
3 - JUSTIFICATIVA
Considerando o projeto em questão como um plano de intervenção
pedagógica, percebe-se a fundamental importância de estar buscando diferentes
caminhos de aprendizagem para diferentes inteligências. Assim, em tempos em que
a tecnologia toma conta do dia a dia dos alunos, é essencial que se insira nos
planos de intervenções pedagógicas, atividades por meio das atuais tecnologias.
4 - OBJETIVO GERAL
Apresentar a biblioteca de materiais manipuláveis virtuais interativos
como ferramenta facilitadora do processo ensino aprendizagem da Matemática em
seus vários conteúdos, despertando o interesse dos alunos diante de uma
Matemática aliada à tecnologia.
5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Analisar o impacto do uso de materiais
manipuláveis virtuais interativos, no processo ensino aprendizagem da
Matemática como forma de desenvolver competências;
·
Compreender que este recurso faz uso de Java
como linguagem de programação permitindo que as ferramentas sejam acessíveis
através da Internet e em várias plataformas;
·
Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
·
Aplicar a teoria conhecida em sala de aula para
desenvolver as atividades da plataforma “National Library of Virtual
Manipulatives”.
DURAÇÃO: Pelo fato da
plataforma conter atividades de diversos assuntos da Matemática, ela pode ser
utilizada a qualquer momento, de acordo com o planejamento do professor.
RECURSOS:
·
Laboratório de informática.
·
Data show
·
Conexão à internet
6 - DESENVOLVIMENTO
No laboratório de informática conhecer livremente a plataforma da
“National Library of Virtual Manipulatives”, como: informações gerais,
informações sobre o projeto educativo, requisitos do sistema/navegadores web e
as atividades Matemáticas.
OBS.: Como a plataforma não é
disponibilizada em Português, é preciso ter um data show conectado à internet
com um tradutor, para que todos acompanhe a tradução.
Ir ao laboratório de informática para aperfeiçoar o conteúdo trabalhado
em sala de aula na plataforma “National Library of Virtual Manipulatives”.
7 - AVALIAÇÃO
Para aprender e entender matemática, em todos os níveis, o aluno precisa
se envolver. Como se costuma dizer, a matemática não é um esporte para
espectadores. Atualmente, muitas das estratégias de ensino não conseguem
envolver ativamente os alunos. Uma forma de minimizar este problema é através
do uso de manipuladores, objetos nomeadamente físicos que ajudam os alunos a
visualizar as relações e aplicações. Agora, graças aos computadores, pode-se
alcançar os mesmos objetivos através de ambientes virtuais de aprendizagem. Sendo
assim, a avaliação será contínua, por meio de observações analisando o
envolvimento de cada aluno, fazendo intervenções imediatas para sanar dúvidas
sempre que necessário.
8 - REFERÊNCIAS
http://nlvm.usu.edu (Acesso: 22/07/13
às 20:15, 25/07/13 às 15:30, 29/07/13 às 13:40, 01/08/13 às 21:10, 03/08/13 às
18:12)
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