sábado, 5 de outubro de 2013

A HISTÓRIA DO NÚMERO 1

O herói desta história é um mestre na arte do disfarce. Para algumas pessoas ele apareceu em forma de cunha, para outras como um cone. Mas independentemente da forma que ele assumiu, ele tem sido sempre o número "1". A história dele é a nossa história. É uma história de luta, de conhecimento, da origem dos números. Nós veremos como o "1" ajudou a construir as primeiras cidades, como ele ajudou a erguer impérios, e como inspirou algumas das mentes mais brilhantes da história. Veremos também o papel dele no funcionamento do dinheiro. E finalmente veremos como o "1" se juntou ao "0" para dominar o mundo em que vivemos hoje. O mundo digital que funciona com "1"s e "0"s.

RESUMO

O filme A História do Número 1 faz um passeio pela história da matemática tendo como personagem principal o número um. Esse representa o início de tudo, desde os primeiros registros simbólicos grafados em ossos para exprimir quantidades em uma sucessão de traços que permitia a contagem. Analisando os sumérios, o documentário atribui à sua representação do número um em cones de argila como responsável por possibilitar a representação da subtração e, assim, dar origem à aritmética. Sobre os algarismos hindu-arábicos, o documentário defende que seria mais correto denominá-los indianos, pois esses povos já utilizavam esse sistema algorítmico milhares de anos antes de Cristo, e os árabes, nesse processo, foram responsáveis por levá-los à Europa. Esses algarismos traziam uma novidade revolucionária: o número zero, o qual passa a dividir as atenções com o personagem principal do documentário. Como a representação do nada foi recebida pela sociedade europeia, e porque o uso do zero revolucionou a representação tanto de grandes quantidades quanto de muito pequenas são questões trabalhadas neste filme. Além disso, a obra analisa como os números um e zero se tornaram os responsáveis por uma das mais importantes revoluções do conhecimento humano: a informatização. 



23 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada! Este vídeo trabalho todos os anos em todas as minhas turmas, e desenvolvo algum trabalho baseado nele. Conheci esse vídeo no excelente curso que fiz na Magistra.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É muita coisa,mas o vídeo é ótimo meus parabéns foca bem nos números conta toda a historia dele parabéns Ameio o Video mais acho que deveria ter um video ou texto resumido é melhor rsrs amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! O texto serve como um direcionamento para se criar outras coisas.

      Excluir
  4. MUITO BOM ESSE FILME!!Adorei,mas não sabia falar as coisas mais interessantes que eu vi no filme,porque eu vi tudo de interessante!!

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOM ESSE FILME!!Adorei,mas não sabia falar as coisas mais interessantes que eu vi no filme,porque eu vi tudo de interessante!!

    ResponderExcluir
  6. muito bom esse pequeno resumo da história do um minha filha usou para fazer u trabalho de matemática falou pra ela fazer. gostei muito li o seu resumo e estou querendo agora assistir o filme deve ser muito interessante muito obrigada por divulgar isso meus parabéns para vc e todos os professores restantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Gosto muito de trabalhar esse filme com todos os meus alunos, independente do ano que estejam.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Nao consigo achar os nomes das cidades que apresenta no documentario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a pergunta.
      Você não consegue achar os nomes onde?

      Excluir
    2. DAS CIDADES!!!!!!!!

      Excluir
  8. copy paste com successo!

    ResponderExcluir
  9. Muito bem rapazes preparar para o plano vc tambem boneca

    ResponderExcluir
  10. ADOREI MUITO OBRIGADO MEU TRABALHO DE MATEMÁTICA FICOU INCRÍVEL COM O FILME AGRADEĆIDA

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito desse resumo e os meus parabéns pra você,

    ResponderExcluir