sábado, 5 de outubro de 2013

JOGOS MATEMÁTICOS

O projeto jogos matemáticos, nasceu da vontade de oferecer aos alunos uma forma mais atraente de ver a Matemática, e pela motivação do belo trabalho feito pelo Professor Phardal, o qual produz jogos pedagógicos muito bem elaborados. A maioria dos jogos produzidos foram recriados dos jogos elaborados pelo Professor Phardal (http://professorphardal.blogspot.com.br/).

O trabalho foi apresentado no mesmo dia da apresentação da História do Número 1, na Mostra Cultural de nossa Escola por outra equipe de alunos, os alunos do 6º ano, 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, e o resultado foi surpreendente. Todos os jogos foram confeccionados pelos alunos em sala de aula. Depois de prontos, eles assistiram os vídeos sobre as regras dos jogos, e treinaram bastante cada jogo.Os alunos apresentaram muito bem aos visitantes os jogos expostos. Após a mostra, os jogos foram montados em uma sala específica (Sala da Matemática), onde uma vez por semana cada turma visita a sala e se diverte com uma Matemática mais atrativa.

PREPARAÇÃO DOS MATERIAIS EM SALA DE AULA




TREINAMENTO DOS JOGOS EM SALA DE AULA
















































 APRESENTAÇÃO DOS JOGOS NA MOSTRA CULTURAL




Batalha Geométrica


Preencha o Hexágono


Corrida Pitagórica

 Tabuada com Dominó


Contig 60



Roleta Magnética

O vídeo da roleta magnética abaixo é para se trabalhar com as sílabas em Língua Portuguesa, então fizemos uma adaptação para a Matemática, usando além disso, a interdisciplinaridade com a disciplina de Inglês. O jogo é um bingo, onde na roleta temos um círculo de tampinhas com números misturados de 1 a 20, e as fichas contêm os números escritos em Inglês, portanto os alunos precisam fazer a relação do número com o seu nome em Inglês. É possível também criar com essa roleta, jogos com operações (por exemplo: bingo da tabuada)


Operações com Números Positivos e Negativos


Tabuada Triangular

 Pentaminós












SALA DE JOGOS
Obs.: A sala da Matemática foi dividida em duas partes, atendendo o trabalho de dois projetos: os "jogos matemáticos" e "supermercado na escola" (visualize o projeto supermercado na escola).




































































3 comentários:

  1. Gostaria de receber o material para impressão por favor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! como faço para conseguir alguns materiais para impressão? Gostei muito do seu trabalho.

    ResponderExcluir